Conforme o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UFERSA, o desafio da política de ensino é ampliar a perspectiva do ensinar para o aprender, reconhecendo que os agentes envolvidos na produção do conhecimento não seguem processos lineares e hierárquicos, mas, sim, interagem de forma simultânea e colaborativa.
Nesse contexto, o PPI defende que o objetivo é ir além do conteudismo e das certezas já estabelecidas, promovendo um processo de ensino focado na busca contínua, no questionamento do que é dado e na construção constante do conhecimento. O ato de ensinar se dá por meio de processos interativos que envolvem a troca de saberes entre professores, alunos e técnicos. Assim, a formulação de estratégias na área de ensino foi orientada por essa concepção, que busca integrar de maneira indissociável o fazer acadêmico e o aprendizado de todos os envolvidos.
Dito isso, os docentes do BICT estão atualmente envolvidos nos seguintes projetos de ensino, conforme apresentados na tabela abaixo.
Código | Título | Coordenador |
EV024-2024 | DESAFIOS DA VIDA REAL: EXPERIÊNCIAS APÓS A GRADUAÇÃO | ADELSON MENEZES LIMA |
EV023-2024 | AUTOMAÇÃO: EMPREENDENDO NO MERCADO RESIDENCIAL E COMERCIAL | ADELSON MENEZES LIMA |
EV007-2024 | 1° CURSO DE PROGRAMAÇÃO INTRODUTÓRIA PARA MULHERES UTILIZANDO LINGUAGEM C | NATHALEE CAVALCANTI DE ALMEIDA LIMA |
EV004-2024 | DEBATES SOBRE QUESTÕES ÉTICAS ATUAIS – 2023.2 | KATIA CILENE DA SILVA SANTOS |
EV002-2024 | 2°CURSO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO DE MULHERES PARA MULHERES | NATHALEE CAVALCANTI DE ALMEIDA LIMA |
CR008 -2024 | PRÉ-ALGORITMOS: INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (2024.1) | REUDISMAM ROLIM DE SOUSA |
CR007-2024 | CURSO INTRODUTÓRIO DE PROGRAMAÇÃO LÓGICA | BRUNO FRANCISCO XAVIER |
CR001-2024 | PRÉ-ALGORITMOS: INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (2023.2) | REUDISMAM ROLIM DE SOUSA |
PJ014-2024 | DESENHANDO O ORÇAMENTO: A ARTE DE LER PROJETOS | LEONARDO HENRIQUE BORGES DE OLIVEIRA |
No link abaixo, pode ser verificado as ações de ensino do ano anterior.